quarta-feira, 12 de junho de 2013

Arte e moda: uma relação em evolução

                    Com certeza você já parou para pensar se moda é arte, não? 
                    Se ainda não... pare um momento e pense nessa perguntinha.

Imagem google

  A moda está presente nos museus e galerias de arte assim como artistas participam de desfiles e catálogos de moda. Isso nos mostra uma similaridade entre moda e arte a possibilidade da moda se realizar como uma forma de arte, na expressão individual tanto do estilista quanto do usuário, que a interpreta a seu modo.

Imagem google

  Mas será que a moda é uma expressão de arte? Certamente ambos guardam muitos aspectos em comum, por exemplo, a busca pela beleza esta presente seja no conceito de arte seja no conceito de moda, a arte se serve da moda e vice versa, cada época possui suas unidades estéticas básicas, que se refletem nas diversas artes contemporâneas.
Imagem google

  A moda atua de forma mais afirmativa, reforçando os valores estabelecidos pela sociedade de consumo, e a arte age de forma mais crítica, questionando e desafiando esses valores.
  Dizer que a moda não é arte não é subestimar a importância da moda jamais, acredito que sim existem estilistas que dão um valor bem mais artístico em certos trabalhos. Mas está aqui uma discussão e reflexão fundamental para a evolução de uma linguagem que cresce em importância e significação na nossa sociedade. A moda não só revela, mas constrói a sua própria época. Não é apenas o reflexo de uma sociedade, mas um fator constitutivo da mesma. 
  Não é difícil chegar à conclusão de que ambas possuem uma identidade fictícia, podem funcionar da mesma maneira, adotar soluções semelhantes por serem estruturas diferentes.

imagem google

Então, à qual conclusão chegou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário